“São Cosme e Damião, que por amor a Deus
e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo
e a da alma de vossos semelhantes,
abençoai os médicos e farmacêuticos,
medicai o meu corpo na doença
e fortalecei a minha alma contra a superstição
e todas as práticas do mal.
Que vossa inocência e simplicidade
acompanhem e protejam todas as nossas crianças.
Que a alegria da consciência tranquila,
que sempre vos acompanhou,
repouse também em meu coração.
Que a vossa proteção, Cosme e Damião,
conserve meu coração simples e sincero,
para que sirvam também para mim as palavras de Jesus:
“Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino dos céu”.
São Cosme e Damião, rogai por nós.”
Vida de São Cosme e Damião
Cosme e Damião foram estudar na Síria, na época, um grande centro de estudos e formação. Lá, os gêmeos se especializaram nas ciências e na medicina. Tornaram-se médicos famosos pela competência, obtendo grandes sucessos nos tratamentos, como também na caridade para com os doentes.
São Cosme e São Damião, a medicina que leva para Deus
Por causa da profunda formação cristã que tiveram, os irmãos, vivendo num mundo paganizado, decidiram atrair as pessoas para Jesus Cristo através do exercício da medicina. E faziam isso não de maneira impositiva ou constrangedora, mas, principalmente, através da caridade, do amor e da competência.
A túnica verde de Cosme e Damião.A túnica verde de Cosme e Damião simboliza a esperança e a vida que vence a morte. De fatos, os santos gêmeos venceram a morte de duas maneiras: primeiro, através de seu martírio. Dando suas vidas por Jesus Cristo, eles receberam a vida eterna. Segundo, através do exercício da medicina eles salvaram muitas vidas, 'vencendo a morte temporariamente' nas vidas de seus pacientes.
O manto vermelho de Cosme e Damião.O manto vermelho de Cosme e Damião simboliza o martírio dos santos gêmeos. Eles foram decapitados por causa da fé em Jesus Cristo, que eles manifestavam abertamente. Juntando sua fé ao exercício da medicina, eles curaram muitos doentes não só fisicamente, mas também espiritualmente, levando-os ao conhecimento de Deus. Porém, esta prática custou-lhes a vida: foram acusados de 'cristianismo' e mortos por causa da fé.
Nesta data, em praticamente todo o país, existe o hábito de dar doces e brinquedos para as crianças, que vão para as ruas para receberem essas recompensas.
No Brasil, Cosme e Damião são conhecidos como os santos padroeiros dos médicos e dos farmacêuticos.
FELIZ 2018, que seja pleno em saúde, alegrias, amor e muita paz! bjs, chica
ResponderExcluir